Audiência Pública debaterá a extinção dos cursos técnicos da UTFPR


Na próxima quarta-feira, 16, a Câmara Municipal de Curitiba, por iniciativa do vereador Marcos Vieira, promoverá audiência pública para tratar sobre a extinção dos cursos técnicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Conforme anunciado em 2015, os tradicionais cursos técnicos serão extintos a partir do ano de 2020, com a última admissão de turmas realizada no ano passado. Segundo a instituição, a decisão foi tomada pela transição de Centro Tecnológico para Universidade, sendo o atual foco a educação superior, possibilitando assim a criação de novos cursos de graduação.

Entretanto, para professores do Ensino Médio e Técnico e alunos, a extinção destes cursos é uma grande perda para a população curitibana, pela avaliação como um dos melhores ensinos nível médio do Estado, além da qualidade da formação oferecida e o reconhecimento no mercado de trabalho.

A demanda para a realização da audiência surgiu da visita da Profª Drª Marcela Lima e de alunos da Universidade à Câmara no mês de maio, quando em Tribuna defenderam a necessidade de se discutir este tema e comover a sociedade para buscar uma alternativa que não seja a extinção desta modalidade na instituição. “Existe um interesse político de colocar a educação em segundo lugar. Muito triste, existe um sentimento melancólico e jurássico de que tudo que é bom no Brasil tem que acabar”, declarou a professora.

"Conversamos com a professora Marcela e com os alunos a fim de apoiar este tema. Propomos de realizar a audiência pública para informar e promover a discussão com a participação da população. O convite foi estendido também para a Universidade com o intuito de ouvirmos ambos os lados e, após a audiência, ver como o município poderia auxiliar nesta que é uma decisão federal", comentou o vereador Marcos Vieira, proponente da audiência.

A Audiência acontece na próxima quarta-feira, 16, a partir das 18h no Auditório do Anexo II da Câmara Municipal de Curitiba. É aberta para toda a população porém com capacidade limitada.

#Notícia

10 visualizações0 comentário