Vereadores em defesa da Estação Ecológica Teresa Urban


No último sábado, 11, o vereador Marcos Vieira juntamente aos vereadores Goura e Professor Silberto realizaram um ato em defesa da da Estação Ecológica Teresa Urban, localizada no Alto Boqueirão, próximo ao Zoológico de Curitiba.

A intenção dos vereadores era chamar a atenção para a necessidade de se implantar uma infraestrutura de proteção ao parque e de equipamentos que permitam a população conhecer o local de forma apropriada, afinal, a estação contém o última remanescente de campos da região, além de uma variada fauna.

Participaram, além dos vereadores, moradores da região, lideranças e especialistas que aproveitaram o ato para explorar a área e apresentar um pouco sobre a flora e fauna existentes.

Sobre a Estação

Criada em 27 de dezembro de 2016, essa unidade de conservação é destinada para a proteção dos campos naturais. A Estação Teresa Urban é última área preservada da cidade com esse ecossistema ameaçado de extinção no Brasil e no Paraná – onde ocupa menos de 0,1% do território original. São 270 mil metros quadrados onde já foram identificadas em torno de 200 espécies vegetais específicas dos campos – 170 delas inéditas em Curitiba, além de dezenas de espécies arbóreas. O nome Campos Naturais de Curitiba Teresa Urban é uma homenagem à jornalista, escritora e ambientalista curitibana falecida em 26 de junho de 2013. Outros 25 mil metros quadrados no entorno da estação ecológica também irão compor este ambiente de maneira definitiva. São cinco Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNMs), cada uma delas com cerca de cinco mil metros quadrados, que estão em fase de aprovação.

#Notícia

36 visualizações0 comentário