Marcos Vieira destina 1 milhão em emendas para a cidade


FOTO:CMC

Foram aprovadas as emendas dos vereadores à Lei Orçamentária Anual para 2019. Cada vereador destinou até 1 milhão para distintas áreas de atuação do município.

Das suas emendas, o vereador Marcos Vieira priorizou a Educação, com destinação de 32,9% do total, equivalente a 329 mil reais. Para a Saúde foram 18%; Cultura 17%; Meio Ambiente 12,5%; Assistência Social 11,1% e para as regionais, 7,5%.

"As emendas foram destinadas conforme as necessidades que observamos ao longo desse ano pela cidade. Sem dúvida alguma, a educação se mostrou como prioridade com escolas e creches precisando urgente de reparos em sua estrutura e materiais de utilização diária que estão em falta. Esperamos agora que a prefeitura realize os pagamentos o quanto antes", declarou o vereador.

Emendas por Área

Na Educação, maior área a receber emendas, foram destinados valores para CMEIs e Escolas Municipais de Curitiba para aplicação em obras de infraestruturas e também compra de insumos e materiais de trabalho. Parte das emendas foram em parceria com o vereador Professor Silberto, a fim de fortalecer e buscar maior agilidade no pagamento por parte da prefeitura.

As emendas da Saúde foram direcionadas para Unidades de Saúde e Hospitais Municipais como a Maternidade Bairro Novo e o Hospital Zilda Arns. Ainda, Marcos participou de emendas coletivas com outros vereadores para os hospitais Erastinho, Pequeno Príncipe, Cajuru e Hospital de Clínicas.

Para a Cultura, as emendas auxiliarão na organização da Semana Cultural, Feira Internacional da Música, Paixão de Cristo, Litercultura, Boqueirão Cultural, entre outros eventos do calendário oficial de Curitiba.

O Meio Ambiente recebeu novamente a emenda para construção de quadra sintética na praça Profª Marli Queiroz de Azevedo em parceria com os vereadores Silberto e Goura, emenda que já havia sido destinada em 2017 porém não paga pela prefeitura. Ainda, emendas para compra de insumos para revitalização de praças e parque da cidade.

ONGs também podem receber emendas para que possam continuar com seu trabalho que auxilia a prefeitura na área da Assistência Social. Assim, entraram nas emendas do vereador instituições como a Associação Fênix, APAE, Instituto Madalena Sofia, entre outras.

Foram reservadas também emendas para as Regionais de Curitiba para que possam investir nos bairros, de revitalizações e obras a eventos e ações sociais.

Todas as emendas foram aprovadas em plenário e enviadas à prefeitura ficando a cargo do prefeito o pagamento no decorrer de 2019.

Entenda o que são emendas

As emendas parlamentares são propostas que os vereadores podem fazer dentro do orçamento do município para destinação direcionada de verbas para uma instituição, causa, obra, entre outros. Esta destinação passa por aprovação no plenário da Câmara Municipal e, após aprovação, fica a cargo da prefeitura a execução.

É importante destacar que o vereador não possui acesso a esta verba, apenas direciona por meio de requerimento eletrônico, ficando a prefeitura a cargo de realizar o pagamento para o local destinado.

#Destaque

29 visualizações0 comentário