Projeto pode aliviar o trânsito na ligação entre o Pinheirinho e Sítio Cercado


Na última sexta-feira (26), o vereador Marcos Vieira e a UNIFACEAR realizaram uma reunião com moradores do Pinheirinho e Sítio Cercado para apresentar um projeto de mobilidade elaborado por alunos de Engenharia Civil da instituição com o intuito de melhorar o trânsito no cruzamento da rua Izaac Ferreira da Cruz e Alameda Sagrado Coração, região de ligação entre o Pinheirinho e Sítio Cercado e de acesso aos bairros próximos que enfrenta diretamente congestionamentos e lentidão.

O objetivo do evento foi consultar a população acerca da proposta e esclarecer dúvidas a fim de obter o apoio dos moradores para que o projeto possa ser levado ao poder público. "Nós poderíamos ter apresentado o projeto diretamente pra prefeitura, porém, consultamos o vereador Marcos Vieira e ele sugeriu que abríssemos espaço para este diálogo, para ouvir o que a população acha", declarou o professor Francisco Alves, diretor geral da UNIFACEAR Curitiba, que ainda destacou o papel da Universidade na realidade social em que está inserida: "quantos mais projetos para a sociedade pudermos fazer, mais faremos."

Para o vereador Marcos Vieira, é fundamental que exista esta parceria entre as instituições privadas e públicas, a fim de desenvolver a nossa cidade e pensar em meios para solucionar problemas de forma permanente, sempre com a aprovação da população. "Quando me apresentaram o projeto, no momento propus que convidássemos a comunidade para conhecer e participar desta construção, afinal, esta é a política que acredito e que busco fazer, sem vaidades, sempre com a participação e o aval popular", afirmou o vereador.

Os participantes aprovaram a proposta e tiveram suas dúvidas respondidas, além de contribuírem com apontamentos e sugestões. O projeto será levado agora para conhecimento do poder público municipal para análise de viabilidade.

Entenda o projeto

O projeto, elaborado pelos alunos e com orientação do professor Hugo Pereira após análise em campo e contagem de veículos que trafegam pelo local, consiste na implantação de um pequeno binário nas ruas Izaac Ferreira da Cruz e Emanoel Voluz, com a Izaac sentido Sítio Cercado e a Emanoel sentido Pinheirinho. Ainda, com a transformação da Alameda Sagrado Coração em sentido único na região do cruzamento. A proposta foi simulada em um software de mobilidade alemão que, após inúmeras simulações, apresentou esta como a mais viável para por fim aos longos congestionamentos.

#Destaque

52 visualizações0 comentário