Campanha de prevenção ao câncer de mama de janeiro a janeiro é a proposta do vereador Marcos Vieira



Foi protocolado na última segunda-feira (18) o projeto de lei de autoria do vereador Marcos Vieira (PDT) que busca implementar uma campanha permanente na rede municipal de saúde de cuidado e prevenção ao câncer de mama denominada "De janeiro a janeiro".


A proposta, de acordo com Vieira, surgiu pelo trabalho realizado pelo projeto "Anjos sem asas", coordenador pela Liz Tratz, que mantém uma campanha de janeiro a janeiro de conscientização e doação de itens de higiene e cuidado a mulheres vítimas desta doença. "O trabalho realizado pela Liz é admirável e conversando com ela, pensamos em propor uma ação similar, para que os espaços de saúde de Curitiba tratem o tema de janeiro a janeiro, e não apenas em um único mês, pois a doença chega a qualquer momento e precisamos aumentar o diálogo e orientação", declarou o vereador.


O principal objetivo do projeto de lei é que a saúde municipal, tanto pública como privada, estabeleça um calendário mensal de ações acerca do cuidado e prevenção ao câncer de mama, podendo envolver produção de materiais físicos e para redes sociais, realização de eventos e formação, bem como o acompanhamento dos exames para diagnóstico realizados mensalmente e das mulheres que enfrentam a doença, sobretudo aquelas que vivem em situação de maior vulnerabilidade.


"O outubro rosa é muito importante para o foco e atenção a esta doença que hoje é a segunda que mais mata mulheres, entretanto, a prevenção precisa ser o ano todo e precisamos desse compromisso das instituições de saúde da cidade. O câncer de mama pode ser evitado e tratado, e precisamos, enquanto poder público, levar essas informações ao máximo de mulheres possíveis" justificou Vieira.


Para ser implementado, é preciso que o projeto receba parecer favorável nas comissões da Câmara Municipal de Curitiba e, em seguida, seja aprovado no plenário da casa pela maioria dos vereadores.

2 visualizações0 comentário