Com a confirmação da COVID-19 em todos os bairros da cidade, Marcos Vieira pede mais esclarecimentos



Na última quarta-feira, 13, a prefeitura de Curitiba divulgou os dados da distribuição da Covid-19 em Curitiba, confirmando que todos os bairros já contam com pelo menos um infectado. A Regional Matriz - Centro e região - é a mais afetada, concentrando cerca de 27% dos casos, enquanto as regionais mais afastadas do Centro possuem a menor taxa de contágio, como as Regionais Bairro Novo e Pinheirinho, com 4,2% dos casos cada, e Regional Tatuquara, 1,3%.


Para o vereador Marcos Vieira, os dados são um alerta. " Assim conseguimos ter um perfil mais detalhado da contaminação. E com o vírus disseminado em todos os bairros de Curitiba, precisamos ampliar os cuidados, principalmente neste momento em que está começando a temporada de frio", afirmou.


Entretanto, para Vieira os dados precisam ainda de maiores detalhes, como por exemplo a quantidade de testes realizados e o número de mortes em cada região. Para que estes dados sejam divulgados, o vereador encaminhou um pedido oficial de informação à prefeitura nesta sexta-feira, 15.


"Precisamos saber o perfil e onde estão acontecendo essas mortes, bem como quantos testes estão sendo feitos. Assim, poderemos entender se realmente a contaminação nas regiões em situação de maior vulnerabilidade da cidade está baixa ou se é um caso de subnotificação, pela falta de realização de testagem. Ainda, em relação ao número de mortos por região, para que possamos saber se as mortes estão acontecendo em maior número em regiões mais afetadas ou então se há alguma discrepância de mortes versus número de contaminados em regiões até então divulgadas com menor contágio." Defendeu Vieira.


O pedido oficial de informação seguirá para a Secretaria Municipal de Saúde que possui 15 dias para responder, podendo prorrogar por mais 15.


7 visualizações0 comentário