top of page

Marcos Vieira intermedia curso que capacita idosos em tecnologia e segurança digital

  • Foto do escritor: Marcos Vieira
    Marcos Vieira
  • 11 de abr.
  • 2 min de leitura

Projeto visa capacitar a terceira idade com noções básicas de tecnologia e segurança digital


Com o objetivo de promover a inclusão digital e proporcionar mais autonomia às pessoas idosas, a Agência Nacional de Mobilidade (ANAMOB), em parceria com o vereador Marcos Vieira, realizou o curso "3ª Idade Digital". A iniciativa ofereceu capacitação básica sobre o uso de celulares, abordando desde o reconhecimento de ícones até o uso de ferramentas essenciais no dia a dia.


Sobre a ação - Com duração de três dias, a capacitação contou com a participação de moradores da Região Sul. A formação teve início com uma palestra voltada ao tema da Conscientização no Trânsito. No decorrer do encontro, os participantes foram inseridos em uma aprendizagem sobre o uso do celular, aprendendo a identificar os ícones e sendo expostos a situações-problema relacionadas ao uso do aparelho, além de explorarem outras funções que o telefone pode desempenhar.


A coordenadora da ANAMOB, Erica Nickel, comentou o intuito da iniciativa de aproximar o público idoso do universo digital, por meio de métodos acessíveis e de fácil compreensão. “Tentamos trazer para eles um conteúdo que ajude a facilitar o entendimento sobre o que é a internet e como se relacionam com os dispositivos diariamente”, disse a administradora do projeto. “Nosso objetivo final é que os idosos tenham segurança para usar o aparelho sem medo e, principalmente, desenvolvam autonomia no uso das funções disponíveis”, complementou.


Parceria - Marcos Vieira teve papel fundamental na realização do curso, intermediando o local e contribuindo com a mobilização dos participantes. Durante a abertura da capacitação, o vereador esteve presente para conversar com os idosos e reforçar a importância da iniciativa. Em sua fala, destacou a necessidade de programas que incluam a população idosa nos avanços da era digital. “A terceira idade também quer e deve fazer parte de todos os avanços que a tecnologia oferece, agora que ela está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Precisamos promover independência para as pessoas que ainda não dominam as telas”, afirmou o parlamentar.


Trabalho com os idosos - Vieira está constantemente envolvido com as causas ligadas à pauta idosa. Em 2025, o vereador apresentou um projeto de lei que garante isenção na taxa de estacionamento rotativo (EstaR) nas vagas específicas para idosos em Curitiba. Com isso, o público poderá ter direito a duas horas gratuitas de estacionamento. O projeto aguarda votação em plenário. Outra parceria de destaque é desenvolvido com foco em saúde, onde são intermediados pelo mandato do vereador, grupos de pilates e dança voltados à terceira idade — práticas que contribuem tanto para o bem-estar físico quanto mental dos participantes.

 
 
 

Comments


2021 Logo horizontal fundo preto.png
bottom of page