top of page

Curitiba lança concurso de inovação voltado à acessibilidade

  • Foto do escritor: Marcos Vieira
    Marcos Vieira
  • 4 de abr.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 14 de abr.

Na quarta-feira (03) no Palácio Iguaçu, o vereador Marcos Vieira, participou da abertura do 1º Concurso Público de Inovação do Paraná, uma iniciativa que tem como foco principal a criação de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual. O objetivo da ação é o mapeamento de obstáculos acima da linha de cintura, oferecendo segurança e autonomia para a população cega do estado.


Sobre a iniciativa: O concurso é promovido pelo Governo do Paraná em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), responsável pela seleção dos melhores projetos. Os três primeiros colocados receberão um auxílio do Estado para que o protótipo seja desenvolvido e posteriormente chegue ao mercado com um preço acessível. A expectativa é que as novas bengalas utilizem inteligência artificial e sensores, superando os modelos tradicionais.


Trabalho: Marcos Vieira é um apoiador da causa da pessoa com deficiência. Em 2024 encabeçou uma emenda coletiva que destinou ao IPC (Instituto Paranaense de Cegos) R$ 435 mil reais para a realização de melhorias de infraestrutura na entidade. Em 2023 e 2022, já havia conseguido R$ 670 mil somados ao Instituto. Além disso, em março, reforçou o compromisso com a inclusão ao protocolar uma proposta que busca garantir segurança e continuidade ao transporte de estudantes com deficiência. O projeto regulamenta o Sistema Integrado de Transporte para a Educação Especial (SITES), serviço que há anos atende crianças no deslocamento para escolas especiais e instituições filantrópicas, mas que, até hoje, não possui respaldo legal.

 
 
 

Comentarios


2021 Logo horizontal fundo preto.png
bottom of page