Marcos Vieira pede pela divulgação da quantidade de mamografias feitas pela rede pública de Curitiba



O Projeto de Lei do vereador Marcos Vieira (PDT) submetido à Câmara Municipal de Curitiba prevê que sejam divulgadas as quantidades de exames de mamografias realizados pela rede publica de saúde da cidade.

Segundo Vieira, as informações divulgadas devem identificar o número de pessoas examinadas e a colocação em ordem de atendimento por bairros, sem utilização do nomes das pacientes. A difusão dos dados deve ocorrer no décimo quinto dia do mês subsequente à realização dos exames de mamografia, em sítios oficiais e outros meios de comunicação acessíveis.

O vereador explica que o Ministério da Saúde divulga por meio de seu site o número de exames realizados em Curitiba, porém não identifica qual a predominância por região ou bairro, bem como quais os locais aonde as pessoas não buscam atendimento.


Tal mensuração de dados por bairros possibilitará, como argumenta Vieira, que se identifique em quais regiões da cidade as pessoas procuram com menor frequência os exames preventivos, assim como os índices de tratamento e óbitos por câncer de mama. Essas informações poderão se tornar instrumentos para a formulação de políticas públicas de prevenção e atendimentos, como explica o vereador.

O parlamentar defende ainda que a iniciativa pretende aperfeiçoar o sistema de informações da prefeitura de Curitiba e, deste modo, prevenir tratamentos e efetivar os serviços do Sistema Único de Saúde em prol das mulheres.


O projeto está em tramitação nas comissões temáticas da casa e, recebendo parecer favorável, será levado para votação em plenário.


0 visualização0 comentário