top of page

Marcos Vieira propõe Audiência Pública para discutir espaços públicos infantis



Melhorar a experiência das crianças nos espaços públicos de Curitiba passa pela discussão da implantação de parquinhos seguros, atrativos e inclusivos e readequação daqueles já existentes. Por isso, o vereador Marcos Vieira (PDT) em parceria com a vereadora Giorgia Prates (PT) propuseram uma Audiência Pública com o tema "Direito da criança à cidade: por espaços públicos infantis seguros, atrativos e inclusivos”. O evento acontecerá na Câmara Municipal de Curitiba na sexta-feira, 27, a partir das 14h30. O objetivo é iniciar o diálogo acerca do tema para que as discussões passem a integrar o orçamento da cidade, podendo iniciar por 2024, permitindo assim a implementação gradual de melhorias nos espaços públicos infantis do município.


Participantes - A Audiência Pública deve reunir representantes da Câmara Municipal, Prefeitura, instituições de defesa dos direitos da criança, mães e pais a fim de elaborar uma proposta de trabalho para melhorar a situação dos espaços públicos infantis em Curitiba. Também deve servir como um ponto de partida para discutir ações de curto, médio e longo prazo, incluindo campanhas de conscientização sobre a preservação dos parquinhos, isolamento seguro dessas áreas, instalação de brinquedos acessíveis e a criação de novos padrões para parquinhos na cidade.


Conforme Vieira, educação, saúde e diversos outros aspectos são fundamentais para o desenvolvimento infantil, incluindo o lazer e a ocupação dos espaços públicos para crianças. De acordo com o vereador, no entanto, os parquinhos e playgrounds nas praças e parques de Curitiba enfrentam problemas, incluindo falta de manutenção, equipamentos desatualizados, pouca acessibilidade, ausência de brinquedos para bebês e crianças pequenas, e falta de infraestrutura para as famílias.


“Um exemplo da falta de investimento em parques infantis é o contraste entre os parquinhos públicos e um parquinho doado pela iniciativa privada, localizado no Parque Barigui, inaugurado em 2022. Este último foi elogiado por sua inovação, qualidade e adequação às necessidades das crianças, mas é inacessível para a maioria da população, especialmente para aqueles que vivem nas regiões periféricas da cidade”, explicou o legislador.


Serviço: Audiência Pública “Direito da criança à cidade: por espaços públicos infantis seguros, atrativos e inclusivos”


Data: 27 de outubro de 2023

Horário: 14h30 às 17h

Local: Câmara Municipal de Curitiba, Anexo II, Auditório 4° Andar.

8 visualizações0 comentário
bottom of page