Marcos Vieira propõe criação de Casa de Acolhida para idosos em Curitiba


FOTO: Acvida Cuidadores

O Projeto de Lei do vereador Marcos Vieira (PDT), protocolado na Câmara Municipal de Curitiba esta semana, propõe a criação do Programa Casa de Acolhida para a Terceira Idade, com a finalidade da criação de ambientes acolhedores e saudáveis para idosos, por meio da promoção de ações que garantam a convivência coletiva e o envelhecimento saudável, bem como a autonomia, a sociabilidade e o acompanhamento da vida das pessoas que participarem do programa.


Dividido em etapas, o projeto de Vieira pretende primeiro reconhecer o público idoso que necessita de assistência, em seguida diagnosticar as necessidades individuais dos identificados, e por fim realizar demonstrações das ações de convivência e dos eventuais atendimentos sociais e de saúde que podem ser realizados nestes espaços.


A Casa de Acolhida para a Terceira Idade poderá oferecer ações culturais, educativas e aprendizagens em tecnologia da informação, trabalhos manuais e gastronômicos, como explica o parlamentar.


"As cidades em 2030 terão mais pessoas idosas do que pessoas jovens, portanto o Projeto de Lei que ora se apresenta é justamente para garantir o respeito ao envelhecimento, de forma que a pessoa idosa se sinta acolhida, por meio do Programa Casa de Acolhida para a Terceira Idade" argumenta Vieira.


O projeto está em tramitação nas comissões temáticas da casa e, recebendo parecer favorável, será levado para votação em plenário.


0 visualização0 comentário