Marcos Vieira propõe organização de feiras e festivais em prol da economia local de Curitiba



FOTO: Catraca Livre

O vereador Marcos Vieira (PDT), protocolou na Câmara Municipal de Curitiba um projeto de lei que pretende organizar feiras e festivais com objetivo de fomentar e comercializar produtos e serviços locais.


O projeto de Vieira funcionaria como uma grande feira do comércio local, contando com produtos diversificados, e focada em oferecer oportunidade para todos os tipos de pequenos comerciantes da cidade, ampliando as vendas para além do artesanato, que ocorre em feiras tradicionais e semanais de rua como a do Largo da Ordem.


Todavia, o parlamentar explica que sua proposta difere dos modelos de feiras de rua, pois tem como objetivo utilizar grandes espaços de exposição para que assim seja possível reunir um maior número de comerciantes no mesmo local, ao estilo de feiras de malha e de gestantes que já ocorrem em épocas específicas na cidade.


Vieira afirma que tais eventos podem ser ações estratégicas da administração municipal para a promoção e desenvolvimento do comércio local, e que, em conjunto, poderiam ainda ocorrer apresentações artístico-culturais.

Outra estratégia proposta pelo vereador no projeto é a promoção de cursos e consultorias para novos empreendedores, por meio de parcerias entre órgãos públicos e privados.


O vereador explica que as feiras ocorreriam mensalmente, e permitiriam a criação de um banco de dados que possibilitaria que os comerciantes e prestadores de serviços locais firmassem parcerias, conforme negócios de interesse comum.


“A ordem econômica tem como função primordial reduzir desigualdades regionais e sociais, bem como tratar de forma diferenciada empresas de pequeno porte", destaca o parlamentar.


O projeto de lei já está em análise nas comissões temáticas da Câmara Municipal de Curitiba e, recebendo parecer favorável, será levado para votação em plenário.


1 visualização0 comentário