Sugestão prevê renovação de credencial para pessoa com deficiência pela internet
- Marcos Vieira
- 3 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de jul.
Proposta tem o objetivo de emitir carteira de forma digital para evitar longos deslocamentos presenciais
Nesta quinta-feira (03), o vereador Marcos Vieira (PDT) encaminhou uma sugestão ao Poder Executivo para que a emissão da credencial de estacionamento para pessoas com deficiência passe a ser realizada de forma online, e não apenas presencialmente, como ocorre atualmente. A proposta visa reduzir o deslocamento da pessoa com deficiência, evitando o uso de transporte público e a circulação por calçadas muitas vezes sem acessibilidade, além de oferecer mais praticidade com essa nova alternativa. Agora a Prefeitura avaliará a viabilidade da medida.
Deslocamento desnecessário - Tendo em vista a necessidade de ir pessoalmente até a sede da Superintendência de Trânsito para emitir o documento, passando por problemas nas vias, a longa distância e demais condições inacessíveis, a proposta busca realizar de maneira online a entrada para retirada do comprovante. O serviço já é oferecido a população idosa, que requer de maneira digital sua credencial para estacionar.

“Uma cidade realmente acessível e inclusiva precisa utilizar todos os meios disponíveis para promover os direitos e inclusão de todo cidadão e o ambiente digital é um grande aliado e facilitador deste processo. Ainda, a Lei Brasileira de Inclusão é a maior garantia existente e que deve ser cumprida no que tange a acessibilidade e respeito aos direitos das pessoas com deficiência”, destacou o autor da sugestão, vereador Marcos Vieira.
Independência digital - O texto também contempla a possibilidade de validação dos dados e da condição da pessoa com deficiência por meio de chamada de vídeo ou outros métodos de verificação pela internet. Isso reforça a autonomia digital e amplia o acesso aos direitos, utilizando os recursos disponíveis para promover a inclusão e garantir cidadania a todos, como destaca o vereador.
“Os meios digitais são grandes aliados na caracterização e inclusão da pessoa com deficiência. Com esse poder que temos em mãos, conseguimos encurtar distâncias para alcançar um direito que exige longos percursos, além de desburocratizar processos que, muitas vezes, são demorados e pouco transparentes,” concluiu o vereador Marcos Vieira.
Comentários