Marcos Vieira sugere disponibilização de ambulâncias por distrito sanitário


Fonte: Site Bem Paraná

Na primeira quinzena do mês, o vereador Marcos Vieira (PDT) propôs uma sugestão ao Poder Executivo da Prefeitura Municipal de Curitiba para que seja disponibilizada uma ambulância por distrito sanitário da cidade, para melhor atender os pacientes que por vezes aguardam longas horas para serem atendidos pelo veículo.


Atualmente, segundo o site da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, o município conta com 33 ambulâncias, sendo que 27 são operacionais (17 de suporte básico; nove de suporte avançado e uma de apoio ao Siate). A cidade possui dez distritos sanitários, que abrangem desde Unidades Básicas de Saúde (UBS) até Unidades de Pronto Atendimentos 24 Horas (UPA), sendo que muitas vezes a transferência de pacientes faz-se necessária. Ademais, há cidadãos que precisam do transporte após cirurgias, para realizar fisioterapias, hemodiálises, quimioterapias, radioterapias e outros atendimentos que exigem transporte mais seguro e adequado.


“Quanto mais tempo um paciente precisa aguardar para ser atendido, maiores as chances de complicações, principalmente quando trata-se de emergências, o que pode aumentar também o risco de morte.” comentou o vereador que ainda complementou acerca da agilidade nos atendimentos: “Ter uma ambulância fixa de prontidão por regional para auxiliar nos atendimentos de urgência e deslocamentos pré-agendados da população, contribuiria muito para um atendimento de qualidade e ágil”.


No momento, a sugestão foi aprovada e aguarda agora deliberação do prefeito para saber se será aplicada ou não.


1 visualização0 comentário