top of page

Marcos Vieira reapresenta projeto para modernizar símbolo da pessoa idosa

O vereador Marcos Vieira (PDT) está mais uma vez em destaque na Câmara de Curitiba ao reapresentar o projeto de lei que propõe a modernização do símbolo de atendimento prioritário para pessoas com mais de 60 anos. O projeto visa substituir o atual símbolo, representado por uma pessoa arcada e de bengala, por uma representação mais condizente com a realidade e que não perpetue estereótipos negativos sobre a pessoa idosa.


Segundo Marcos Vieira os idosos não podem ser representados de forma estigmatizada, e é fundamental que a cidade se adapte a essa realidade. “Curitiba tem um crescimento acima da média nacional da população com mais de 60 anos ou mais. Para 2030, a projeção é que essa faixa seja de 21,90%. Envelhecer é um processo natural, mas a concepção social sobre a senioridade muitas vezes envolve uma visão negativa e preconceituosa, a qual queremos combater”, justificou.


Apesar de ter sido apresentado em 2023, o projeto foi reprovado pela interpretação de que o escopo da proposta era apenas a sinalização de trânsito. “O projeto não pretende substituir os símbolos de trânsito, uma vez que essa alteração já foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito, mas sim, agir nas filas de atendimento prioritário" , defendeu o autor da proposta.


Trâmite - A expectativa é que o texto seja discutido e votado ainda neste ano, seguindo regularmente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e chegando ao plenário para apreciação. “Esperamos que, com a reapresentação do projeto, os colegas compreendam a importância de modernizar o símbolo de atendimento prioritário para os idosos, contribuindo para uma cidade mais inclusiva e adaptada às necessidades de sua população”, concluiu Marcos.

10 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page