Projeto de Lei do vereador Marcos Vieira propõe contação de história e protagonismo dos idosos


FOTO: Lado de Cá


O Projeto de Lei do vereador Marcos Vieira (PDT) de Curitiba intitulado "Contadores de História", propõe que os idosos protagonizem a contação de suas próprias histórias de vida como forma de enriquecer a vivência das outras gerações em encontros promovidos em casas de repouso e espaços de tratamento.


O vereador justifica que "a contação de histórias é um hábito do cotidiano e faz parte da vida do ser humano, a capacidade de elaborar ideias e transformá-las em histórias também é importante, pois contribui muito para a saúde mental e muito mais ainda quando o ser humano atinge a terceira idade, a idade do idoso".


A ação busca contemplar idosos em tratamento de saúde, em casas de repouso e asilos, em forma de rodas de conversa, que poderão ser promovidas pela administração municipal com ações e visitação de crianças e jovens, proporcionando assim o encontro de gerações.


O Programa poderá também ser desenvolvido em parceria com universidades nos cursos de pedagogia e afins, em horas complementares atribuídas aos acadêmicos. Podendo as histórias de vida contadas serem registradas e publicadas em meios digitais.


Vieira ainda ressalta que "a contação de histórias pode estimular o cérebro e colaborar em tratamentos de doenças como o Alzheimer, além de estimular funções cognitivas, além do afeto gerado nessas visitações, dando protagonismos aos idosos".


O projeto de lei segue em análise nas comissões da Câmara Municipal da cidade.



2 visualizações0 comentário