Projeto de Marcos Vieira busca promover a intermodalidade entre ônibus e bicicleta


FOTO: Diário do Transporte


Projeto de Lei do vereador Marcos Vieira (PDT) apresentado esta semana na Câmara Municipal de Curitiba tem como propósito promover a intermodalidade entre o transporte coletivo público e a bicicleta.


A intermodalidade é a integração entre os modais de transporte, por meio da qual o cidadão poderá se utilizar do conjunto coordenado dos modos de transporte, de serviços e de infraestrutura que garantem os deslocamentos de pessoas e cargas no território do Município.


Vieira explica que sua proposta pretende promover o embarque e o desembarque dos passageiros e bicicletas em terminais públicos de forma segura e respeitando as regras do Código de Trânsito Brasileiro, tendo ainda a possibilidade de acomodação da bicicleta suporte específico na parte externa da frente ou na traseira dos ônibus. Além também da implantação de bicicletários em todos os terminais do transporte coletivo público.


A proposta do pedetista busca ainda reduzir diversas formas de poluição ambiental por meio da intermodalidade, conforme as prescrições das normas técnicas e dos padrões de emissão de poluentes.


"O que buscamos é a segurança viária, a efetividade da intermodalidade e a ocupação de espaços públicos de maneira igualitária por outros modais que não somente os motorizados", afirma Vieira.


O Projeto de Lei foi protocolado no dia 9 de setembro de 2021, e se encontra aguardando análise em 1° turno.

1 visualização0 comentário