Projeto de Marcos Vieira vira Lei e espaços culturais terão que disponibilizar cadeiras de rodas




Foi sancionado pelo prefeito de Curitiba o Projeto de Lei do vereador Marcos Vieira (PDT) que prevê a obrigatoriedade de que espaços culturais disponibilizem cadeiras de rodas, motorizadas ou não, para o uso temporário de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida durante a visita e permanência no local.


Na justificativa da Lei, o vereador afirma que "a inclusão da Pessoa com Deficiência é uma pauta que vem tomando muita importância, visto que são milhões de brasileiros que devem exercer a cidadania e para tanto, há que se efetivar direitos e garantias já consagrados. Da mesma forma, idosos que, pelos aspectos biológicos, ao longo da vida, perdem parte de seus movimentos, também devem ser vistos e incluídos em todos os cenários urbanos".


Vieira explica ainda que o objetivo da Lei é "garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à espaços que promovam cultura, assim como, tornar tais espaços livres de barreiras arquitetônicas".


O projeto sancionado foi entregue pelo parlamentar ao jovem João Gava que, como alega o vereador, foi quem levou a ideia para o mandato.



0 visualização0 comentário