Projeto de Marcos Viera busca promover a arte por meio de cursos com artesãos em liceus do ofício


FOTO: Prefeitura Municipal de Curitiba


O Programa "Fazendo Arte" do vereador Marcos Vieira (PDT) pretende proporcionar a difusão da arte em Curitiba por meio de cursos ministrados nos Liceus de Ofício pelos artesãos da cidade, a fim de manter viva a arte local produzida.


O projeto, segundo o vereador, propiciará o encontro de artesãos de diversas vertentes artísticas que poderão repassar, por meio das aulas, técnicas de arte pouco conhecidas, de forma a incentivar a cultura da troca de conhecimentos entre os artesãos de diversas faixas etárias e a população em geral interessada em aprender e participar. Foram propostas no projeto 11 vertentes diferentes de cursos que poderão ser ministrados em Liceus do Ofício, como artesanato em madeira, xilografia, pintura em louça, entre outros. Para Vieira "a arte tem linguagem universal e Curitiba tem um dos acervos de arte mais ricos do Brasil, vista a diversidade de povos e etnias que constituíram a história da cidade. Precisamos manter a arte e cultura viva, passar para novas gerações e valorizar nossos artesãos e artesãs locais".

O parlamentar defende ainda que o projeto contempla a possibilidade de as pessoas de todos os bairros da cidade conhecerem novas formas de arte e suas técnicas, descentralizando as ações e levando oportunidade de aprendizado para todas as regionais da cidade.


O Projeto está atualmente em análise pelas Comissões e, se receber parecer favorável, será levado para votação em plenário.

1 visualização0 comentário