Projeto que pode garantir 1º emprego para jovens de Curitiba será votado na próxima segunda-feira




Será votado na próxima segunda-feira (10) na Câmara Municipal de Curitiba o projeto de lei do vereador Marcos Vieira (PDT) que cria no município o programa "Meu primeiro emprego". Após ter sido adiado em março, a expectativa é que agora o projeto seja aprovado.

"Em março o projeto entrou em pauta mas pedi o adiamento por sentir que o projeto seria reprovado por conta de uma articulação dos vereadores da base. Por isso, ajustamos alguns pontos e agora vamos tentar aprová-lo", justificou Vieira. Segundo o vereador, é um projeto urgente que trará enorme benefício para os jovens de Curitiba: "A taxa de desemprego na juventude é mais elevada do que na população acima de 30 anos e isso acaba gerando uma exclusão social que não reflete apenas na vida profissional, mas também causa efeitos destrutivos para a saúde psicológica e suas relações sociais".

O objetivo do projeto é destinar vagas de emprego exclusivas para jovens entre 16 e 24 anos que buscam sua primeira oportunidade no mercado de trabalho através de parcerias com empresas em troca de benefícios do município. Empresas que já recebem benefícios entram automaticamente no programa. O percentual de vagas destinado deverá girar entre 10 e 15% do total, de acordo com o quadro de funcionários.

"É importante destacar que se trata de emprego formal, com carteira assinada. Não é jovem aprendiz ou estágio. Queremos, de fato, colocar o jovem no mercado de trabalho e garantir a sua primeira experiência", concluiu Vieira.


A votação acontece na próxima segunda-feira, a partir das 09h. A sessão plenária pode ser acompanhada pelo canal do Youtube da Câmara Municipal de Curitiba.

94 visualizações0 comentário