"Reinventando o Brasil": Projeto gratuito para o ENEM agora para todo o Paraná



Iniciou neste mês de Setembro a edição 2021 do preparatório gratuito para o ENEM "Reinventando o Brasil", iniciativa da Universidade Aberta Leonel Brizola que desde 2018 acontece localmente em Curitiba através da parceria com o vereador Marcos Vieira (PDT) e que, neste ano, foi ampliado para todo o Paraná pela Frente de Vereadores e Vereadoras do PDT Paraná, presidida por Vieira e com o apoio dos vereadores Aparecido da Reciclagem (Araucária), Deleon Betim (Carambeí), Guilherme Ferrari (Andirá) e Rogério Silva (Diamante d'oeste), todos pedetistas . A expansão foi possível pela adaptação do formato para a modalidade virtual.


Mais de 200 jovens participaram do projeto entre 2018 e 2019 nas turmas oferecidas no bairro Sítio Cercado - zona sul de Curitiba -, sendo interrompido em 2020 por conta da pandemia e retornando agora em 2021 no formato virtual, o que, para o vereador Marcos Vieira, embora tenha prejudicado o contato presencial, importante para o aprendizado, possibilitou para que mais municípios tenham o acesso, podendo assim conhecer o projeto e a partir de 2022 reproduzir versões locais em suas regiões. "democratizar esta ideia que nasceu lá em Brasília é o nosso propósito e estamos avançando graças ao apoio do partido e da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini aqui do Paraná. E é muito legal ver que, mesmo com uma turma online e reduzida em função do momento que vivemos, conseguimos alcançar jovens e adultos de mais de 10 cidades", declarou Vieira. Entre as cidades com alunos participantes estão: Andirá, Araucária, Bandeirantes, Campo Magro, Carambeí, Curitiba, Diamante d'Oeste, Guaraniaçu, Maringá e Nova Santa Rosa.


"São parcerias que, seguramente, em 2022 possibilitarão que o projeto aconteça presencialmente em várias cidades e atendendo um enorme número maior de pessoas que não tem condições de pagar por um cursinho ou pelo ensino privado e que irão tanto fazer o ENEM como outros vestibulares.", concluiu o vereador.


Sobre o preparatório


A edição 2021 do preparatório "Reinventando o Brasil" acontece de maneira virtual com aulas aos sábados pela manhã. Ao total serão 10 encontros mais dois aulões de véspera antecipando cada um dos dias de prova do ENEM. Todos os professores são voluntários e o conteúdo utilizado é fornecido pela Universidade Aberta Leonel Brizola através da plataforma www.ulb.org.br. A organização é realizada pela Frente de Vereadores e Vereadoras do PDT Paraná e conta com a parceria da Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini.


4 visualizações0 comentário