Vereador Marcos Vieira promove audiência pública para debater a Acessibilidade em Curitiba



Será realizada na próxima quarta-feira (01) na Câmara Municipal de Curitiba a audiência pública "Cidade para pessoas: em defesa da Acessibilidade". A iniciativa é do vereador Marcos Vieira (PDT), autor do Projeto de Lei que busca instituir em Curitiba as "Rotas Acessíveis" para facilitar o acesso de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida nos espaços de serviços, lazer e consumo.


Segundo o vereador, a proposta da audiência pública é reunir especialistas no tema, o poder público e a Associação Comercial do Paraná para que, ainda que esteja em tramitação o projeto, medidas já possam começar a ser tomadas para garantir o acesso nos espaços, como por exemplo, a adequação em lojas e estabelecimentos privados.


"Ao longo do ano estamos discutindo este tema. Inclusive, realizamos algumas vivências pela cidade para sentir na pele o que centenas de pessoas com deficiência passam diariamente na cidade, sem rotas acessíveis que auxiliem nos seus deslocamentos. São inúmeros os obstáculos e cabe a nós, do poder público, buscar reduzir os riscos e garantir o acesso digno a todas as pessoas, em todos os lugares", justificou Vieira.


Participam como convidados do debate: Mirella Prosdócimo, ex-secretária da Pessoa com Deficiência de Curitiba; Ricardo Mesquita, arquiteto e urbanista; Roberto Leite, representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Camilo Turmina, presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP).


O evento acontecerá nesta quarta-feira, 01, a partir das 14h em formato híbrido: presencial no 4º andar do Anexo II da Câmara Municipal de Curitiba e virtual pelo canal do Youtube da Câmara. Para acompanhar presencialmente é obrigatório o uso de máscara e distanciamento mínimo.

34 visualizações0 comentário