Vereador Marcos Vieira propõe circuito de valorização da cultura local


Fonte: Site A Escotilha

Em abril deste ano, o vereador Marcos Vieira (PDT) propôs o Projeto de Lei que institui o Circuito Municipal de Artes Visuais - CMAV, para que seja criado um itinerário que possa percorrer por todas as regiões da cidade, com exposição de criações de artistas curitibanos como forma de reconhecer a cultura local e também promover divulgação desses profissionais


A ideia principal é que o CMAV percorra centros culturais, escolas e universidades públicas e privadas, instituições bancárias e demais espaços nos quais ocorra a circulação de pessoas. A exposição também poderá gerar direito a remuneração para os artistas, podendo ser organizado tanto pela administração municipal, como pelos próprios artistas e parceiros, que podem firmar contrato diretamente com outras instituições.


“Não sabemos para que rumo a cultura caminhará a partir de agora, após ter sofrido grandes sequelas decorrentes da pandemia, por isso é de suma importância que o poder público faça projetos que a incluem, de modo a garantir seu acesso aos cidadãos, pois, como foi fortemente perceptível nesses longos meses, a cultura é essencial para o ser humano.”, comentou o vereador sobre o assunto. Que ainda destacou também a importância de valorização dos artistas locais nas mais diversas expressões artísticas: “pode ainda ser um projeto de geração de renda para toda uma categoria que se dedica em construir a arte e cultura curitibana”.


Ademais, o pedetista relata que a administração pública municipal poderá se utilizar dos recursos do Fundo de Cultura para a realização dos circuitos, assim como a remuneração dos artistas expostos. No presente momento, o projeto está em tramitação na Casa Legislativa e, se aprovado nas comissões, seguirá para votação em plenário.



1 visualização0 comentário