Vereador Marcos Vieira propõe mais transparência nas informações sobre a água curitibana


Fonte: Site Educa Mais Brasil

No primeiro semestre deste ano, o vereador Marcos Vieira levou à Câmara Municipal de Curitiba o Projeto de Lei que propõe como obrigatório o acesso à divulgação sobre a qualidade da água consumida pela população da cidade, para que as condições sanitárias da água disponível em solo curitibano sejam de livre conhecimento a todos.


De acordo com o vereador, o projeto requer diversas informações, como diagnóstico da situação do abastecimento hídrico, avaliação e gerenciamento dos riscos à saúde e elaboração de relatório mensal das condições sanitárias, para que assim a população tenha conhecimento da água que consome e também para que a participação popular seja incentivada, além de divulgar as políticas públicas destinadas ao saneamento e à preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.


“Estamos lidando com um assunto sério, se a água consumida não for potável, pode levar a sérias doenças, o que geraria impacto, principalmente, na saúde pública. Essa é uma proposição que já tramitou anteriormente, porém ela foi arquivada, o que chega a ser um retrocesso na era de informação que estamos vivendo”, comenta o pedetista.


Através do Projeto de Lei, todos os cidadãos poderão saber se existe alguma contaminação (biológica, sedimentar, térmica, radioativa ou química) na água consumida, o que poderá ser capaz de prevenir inúmeros infortúnios no futuro.


Atualmente, o projeto está em tramitação na Casa Legislativa e, se aprovado nas comissões, seguirá para votação em plenário.

1 visualização0 comentário