Vereador Marcos Vieira sugere estudo de atendimento móvel em saúde mental
- há 6 dias
- 1 min de leitura
Proposição sugere avaliar a implantação de serviço especializado para atendimento de urgências e emergências em saúde mental
Com o objetivo de oferecer um atendimento mais rápido, especializado e humanizado a pessoas em situação de crise em saúde mental, o vereador Marcos Vieira (PDT) apresentou na Câmara de Curitiba uma sugestão que propõe a viabilidade de implantar um serviço móvel voltado às urgências e emergências em saúde mental no município.
Segundo a justificativa, a medida busca fortalecer as políticas públicas voltadas às pessoas em sofrimento psíquico agudo, oferecendo respostas mais rápidas, humanizadas e integradas à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O documento destaca que iniciativas semelhantes já vêm sendo discutidas e implementadas em outras localidades.
“Exemplos como um projeto em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre e a experiência do Núcleo de Saúde Mental do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (NUSAM), no Distrito Federal, que tem como objetivo oferecer atendimento especializado em situações de crise, têm demonstrado resultados positivos na prestação de atendimento especializado, contribuindo para a redução de internações desnecessárias, da judicialização, das situações de violência e dos desfechos graves”, explicou o autor da sugestão.
Ainda de acordo com o vereador, um serviço dessa natureza pode contribuir para qualificar o atendimento pré-hospitalar, fortalecer a articulação entre os serviços da rede pública de saúde, ampliar a proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade e proporcionar mais segurança aos profissionais envolvidos nas ocorrências.
Sobre as sugestões - No âmbito da Câmara Municipal, as sugestões ao Poder Executivo são instrumentos legislativos utilizados para apresentar propostas de aperfeiçoamento de políticas públicas e serviços municipais, cabendo ao Executivo avaliar sua viabilidade técnica, administrativa e orçamentária.




Comentários