Vida em Movimento inicia mais um ano de trabalho junto à região sul de Curitiba
- Assessoria de Comunicação
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Iniciativa se destaca na promoção de saúde acessível, especialmente a idosos, nos bairros periféricos da capital
Em 2026, o projeto Vida em Movimento inicia seu nono ano de atividades, levando saúde e bem-estar à população periférica de Curitiba. O programa oferece ações acessíveis para reduzir o sedentarismo, contribuir na prevenção de doenças e promover o bem-estar mental, por meio de atividades como pilates e aulas de ritmos. Atualmente, cerca de 1.400 alunos participam semanalmente das aulas, com destaque para a pessoa idosa, que representa a maioria do público atendido.
História – O Vida em Movimento surgiu no ano de 2017, quando o mandato do vereador Marcos Vieira (PDT) e a comunidade notaram a falta de estímulos e de atividades de forma acessível para as pessoas da região sul. Dessa forma, foram firmadas parcerias com professores e espaços para proporcionar aulas com valores simbólicos à comunidade. Desde então, o projeto ampliou de forma significativa sua proporção e atuação. Atualmente, o Vida em Movimento conta com 17 grupos, distribuídos pelos bairros Sítio Cercado, CIC, Umbará, Uberaba e Pinheirinho.

Ao identificar a falta de projetos de saúde com valores democratizados, Marcos Vieira viu a oportunidade de integrar a vida comunitária à prática de atividades físicas perto de casa. “Fico muito feliz que, mesmo depois de tanto tempo, o projeto siga crescendo e alcançando cada vez mais pessoas. Nosso olhar está sempre voltado ao bem-estar de quem participa, tanto físico quanto social, já que as aulas também são ótimas oportunidades para conhecer pessoas. Hoje, a prática de atividades físicas aliada à convivência em grupo é uma das maiores aliadas no enfrentamento de doenças físicas e mentais”, comentou o vereador.
Referências – Uma das parceiras da iniciativa é a professora Gabriella Dantas, que está ao lado do projeto há três anos e encontra nas próprias alunas o principal incentivo para continuar. “Ao longo desse tempo, construí uma forte conexão com as alunas, o que torna a experiência ainda mais significativa. Poder contribuir para que pessoas com menor renda tenham acesso a cuidados com a saúde por meio de um projeto social é algo muito especial e que dá ainda mais sentido ao meu trabalho”, finalizou a educadora.
Como posso participar? – Para participar de um dos grupos de pilates ou ritmos oferecidos pelo Vida em Movimento, é muito simples. Basta enviar uma mensagem por um dos canais de comunicação do mandato do vereador Marcos Vieira: WhatsApp (41) 9108-5061, Instagram @marcosvieirapr, ou site www.vereadormarcosvieira.com.br, que a assessoria entra em contato e indica o local das aulas mais próximo da sua casa.




Comentários