Marcos Vieira se une a outros vereadores em Projeto de Lei que reconhece direito da comunidade surda




Fonte: Site BHAZ

Em agosto deste ano, os vereadores Marcos Vieira (PDT), Goura (PDT) e Professor Euler (PSD) propuseram à Câmara Municipal de Curitiba o Projeto de Lei que busca reconhecer oficialmente a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no município, para garantir a comunicação das pessoas surdas.


O projeto foi pensado como uma forma de legitimar todos os sinais, expressões e demais recursos utilizados nessa língua, que possui um sistema de regras próprio e não apenas reproduz a oralidade ou gramática da língua portuguesa. Ademais, os vereadores também querem garantir a presença de tradutores e a capacitação de profissionais e servidores, para assim tornar a comunicação entre surdos e não surdos efetiva, garantindo o direito de cidadania a todos, como comentou o vereador pedetista.


Vieira ainda continua, “o ser humano necessita da comunicação para conseguir viver em sociedade, o não reconhecimento da Libras significa que estamos excluindo as pessoas que se comunicam através dela, algo que os poderes legislativo e executivo não devem deixar acontecer”.


Atualmente, o projeto está em tramitação na Casa Legislativa e, se aprovado nas comissões, seguirá para votação em plenário.


2 visualizações0 comentário