Marcos Vieira solicita presença de psicólogos em escolas municipais de Curitiba
- Marcos Vieira
- 13 de ago.
- 1 min de leitura
Indicação encaminhada ao Executivo propõe parcerias com universidades para o trabalho em escolas públicas.
O vereador Marcos Vieira (PDT) publicou na Câmara de Curitiba (CMC) uma sugestão ao Poder Executivo para estabelecer parcerias entre universidades públicas e privadas e a rede municipal de ensino. A proposta prevê a atuação de estudantes de Psicologia, oferecendo atendimento comunitário e multidisciplinar a crianças nas escolas municipais de Curitiba.
Saúde mental infantil – A proposta visa o cumprimento de uma lei federal já imposta desde 2019 (13.935/2019), mas que, no município de Curitiba, ainda não foi aplicada, mesmo já tendo passado cinco anos da sanção do projeto. Vieira argumenta que a preocupação ampliou após o alto registro de atentados acontecidos em escolas nos últimos anos, sendo o atendimento psicológico uma prevenção essencial.
A explicação dada pela Secretaria Municipal de Educação é que a lei segue aguardando concurso público para o preenchimento das vagas indicadas. “A saúde mental, um tema tão fortalecido nos dias atuais, precisa ser prioridade para nossas crianças se desenvolverem com clareza e de maneira saudável psicologicamente. É uma urgência em nossa sociedade”, concluiu Marcos.
Atendimento e experiência – Tendo em vista a necessidade de serviços realizados à comunidade nos pré-requisitos para a conclusão da graduação, o parlamentar destacou esta possibilidade como a solução para este hiato profissional existente. “Os alunos da universidade precisam inserir em seu currículo atividades sociais e agregar experiência à sua carreira, assim como os alunos das escolas municipais precisam de atendimento de rotina. Dessa forma, conseguimos formar profissionais qualificados e desenvolver a infância de nossa cidade. Essa relação de mutualismo seria de ótimo valor para todos”, destacou o vereador.
Comentarios