Isenção de estacionamento para idosos é proposta na Câmara de Curitiba
- Marcos Vieira
- 17 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de mar.

Foi protocolado na Câmara Municipal de Curitiba um novo projeto de lei que visa oferecer um benefício importante aos idosos da cidade. A proposta, de autoria do vereador Marcos Vieira (PDT), prevê a isenção da taxa do estacionamento rotativo (EstaR) nas vagas destinadas aos idosos, oferecendo até 2 horas gratuitas de estacionamento. Com a proposta já em tramitação, a iniciativa busca facilitar o dia a dia da população idosa, proporcionando mais comodidade e autonomia ao permitir o acesso rápido a serviços e estabelecimentos urbanos.
Embora já existam vagas específicas para idosos em Curitiba, esses espaços, assim como as vagas comuns, ainda exigem o pagamento das tarifas do EstaR. Isso tem gerado um obstáculo para muitos idosos, que, além de enfrentarem dificuldades de mobilidade, também precisam arcar com os custos do estacionamento. "Esta ação é um reflexo do nosso compromisso com a inclusão e com o bem-estar de nossa população. Os idosos merecem mais atenção e, por meio deste projeto, queremos garantir que eles possam acessar os espaços públicos da cidade de forma mais livre e com menos custos, uma vez que a muitos deles sobrevivem com uma aposentadoria de apenas 1 salário mínimo por mês", afirmou o vereador Marcos Vieira.
Além disso, o projeto visa melhorar a qualidade de vida dos idosos, proporcionando maior facilidade no uso das vagas reservadas a eles, sem a preocupação com as tarifas de estacionamento e com o uso dos aplicativos hoje exigidos para que possa estacionar, uma grande dificuldade de parte desta população. Refletindo assim em um esforço contínuo para tornar Curitiba mais acessível e inclusiva, com o foco na mobilidade urbana e na redução das dificuldades que os idosos enfrentam em seu cotidiano.
"Com a implementação da lei, Curitiba dará mais um passo rumo a uma cidade verdadeiramente acessível para todos, reafirmando nosso compromisso com a qualidade de vida e a mobilidade urbana", concluiu o vereador Marcos Vieira. O projeto está agora nas comissões da Câmara Municipal e aguarda discussões e deliberações que poderão torná-lo realidade.
Comments