Proposta que declara de utilidade pública a ONG Elos Invisíveis é aprovada
- Marcos Vieira
- 22 de abr.
- 2 min de leitura
Projeto de lei idealizado pelo vereador Marcos Vieira foi aprovado em votação no plenário
Na última terça-feira (22), foi aprovado em segundo turno na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), com 30 votos a favor e 3 contra, a proposta feita pelo vereador Marcos Vieira para conceder a Declaração de Utilidade Pública ao Instituto Elos Invisíveis. Com a aprovação, o projeto será encaminhado para a sanção ou veto do Executivo. Sob esse novo rótulo, a iniciativa passará a firmar acordos com o poder público, receber emendas parlamentares para financiar suas ações sociais e, acima de tudo, terá o reconhecimento pelo impacto e pela importância do trabalho realizado nos últimos cinco anos.
Ação social e prevenção a violência: O instituto sem fins lucrativos foi criado em 2020 e realiza o acolhimento de pessoas em vulnerabilidade social residentes em comunidades carentes de Curitiba e região metropolitana, por meio de ações que levam comida, capacitação profissional para elevação de renda e prevenção sobre violência de gênero às mulheres que habitam nos locais abrangidos pela entidade. As visitas e projetos são proporcionados por voluntários e não tem vínculos religiosos ou qualquer coligação com partidos. 16 comunidades são alcançadas pela alçada do órgão.

Viviane Vicentin, coordenadora do Elos Invisíveis, esteve presente na votação da Câmara a convite do vereador Marcos Vieira e falou um pouco sobre o que significa para ela ter conquistado esse projeto de lei e a expectativa futura em cima da aprovação no plenário. “Hoje é uma oportunidade de aumentar nosso alcance nas comunidades em que estamos. Essa aprovação significa que nosso trabalho vem sendo reconhecido e me faz ter esperança em acordar cedo para a construção de um mundo melhor”, afirmou a líder do projeto.
Iniciativa do vereador: Marcos Vieira teve participação ativa na construção da lei que tornou a ONG utilidade pública. O parlamentar buscou entender o trabalho realizado pela associação, que mostrou ter uma relevância social de extremo impacto nas regiões em que atua. Depois, seguiu com a pauta e estruturou um projeto de lei que hoje celebra sua aprovação e reconhecimento junto à entidade. “Sabemos que mesmo com a grande oferta que o poder público tem, a demanda da sociedade é muito maior. Ficamos muito gratos e felizes com esses movimentos para poder dar esse suporte e atender, principalmente essas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade”, agradeceu o vereador.
Comments