top of page

Marcos Vieira propõe cercamento de parquinhos em praças e parques de Curitiba

  • Foto do escritor: Marcos Vieira
    Marcos Vieira
  • 7 de jul.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de jul.

Proposta quer prevenir acidentes e garantir segurança das crianças nos locais recreativos


O vereador Marcos Vieira (PDT) apresentou na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) o projeto de lei que institui a política de cercamento nas áreas de recreação infantil da cidade.A proposta busca cercar parquinhos em praças e parques da cidade para prevenir que as crianças avancem para as ruas que estão ao redor dos brinquedos e  controlar a presença de animais.


Ambientes protegidos – Conforme o elaborador do projeto, os parquinhos geralmente compartilham a mesma área que quadras esportivas e estão em locais próximos a vias tomadas pelo fluxo de carros. A ocorrência do compartilhamento dos locais com animais e dejetos deixados por eles também é uma das preocupações defendidas na iniciativa, como pontua o autor, Marcos Vieira.

“Algumas mães vêm até o gabinete pedindo soluções, pois têm medo que animais avancem nos seus filhos ou que eles, em algum descuido, se aproximem de alguma via que está próxima aos brinquedos. Com a lei, queremos dar segurança à população e ao desenvolvimento do público infantil que usa os espaços”, destacou o vereador.


Desenvolvimento regional – Além de isolar os espaços, a ideia tem o propósito de garantir o desenvolvimento dos parquinhos, melhorando sua infraestrutura e tornando-os mais acessíveis para o uso da população. A instalação do cercamento está prevista para ocorrer em conjunto com a reforma e evolução dos ambientes de diversão.


“Sofremos com parquinhos abandonados na região Sul e que precisam de infraestrutura renovada para se tornarem úteis novamente e terem o uso devido. Queremos, com isso, trazer um local mais convidativo, seguro e divertido para as crianças passarem o tempo e os pais terem confiança para deixar seus filhos”, finalizou o parlamentar.


Saiu na mídia – O projeto de lei vem ganhando destaque nos sites e portais de notícias da cidade. Veículos como a Band News e a Tribuna Paraná destacaram o funcionamento da ideia em países importantes do mundo, como Espanha e Portugal. O portal Busão Curitiba e o Bem Paraná também noticiaram a proposta.


Tramitação – O texto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e agora aguarda verificação da Comissão de Serviço Público para ser colocada em votação no plenário e, posteriormente, sancionada.

 
 
 

コメント


2021 Logo horizontal fundo preto.png
bottom of page